Foto: Vinicius Garlet (Arquivo Pessoal)
*Matéria atualizada às 04h55min do dia 6 de agosto de 2019
Com a volta das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a semana começou com confraternização tranquila entre calouros e veteranos na Praça Saturnino de Brito, a popular Praça do Brahma. Nem mesmo o frio da noite desta segunda-feira afastou os estudantes das ruas. A Guarda Municipal e a Brigada Militar não confirmaram a estimativa de pessoas que circularam pela praça, mas o público chegou a ocupar praticamente todo o entorno do local, principalmente na área da Rua Duque de Caxias.
VÍDEO: conheça Camila Cunha, uma das participantes do BaitaChef 2019
Nenhuma ocorrência grave foi registrada no primeiro dia e o completo esquema de segurança preparado pela 2ª Edição da Calourada Segura monitorou a movimentação. Durante toda esta semana, o elevado da Praça receberá uma central de monitoramento operada pela Guarda Municipal, com cerca de 20 câmeras espalhadas nas imediações - uma delas em 360 graus. Efetivos da Brigada Militar e da Polícia de Choque também participam da mobilização.
42 vagas de emprego para terça-feira em Santa Maria
O trânsito também teve alterações nos momentos de maior circulação de pessoas. O trânsito foi interrompido completamente em todas as ruas do entorno da praça: entre a Travessa Coronel Marques da Rocha e a Rua Coronel Niederauer, Dr. Bozano e Serafim Valandro e Venâncio Aires e Duque de Caxias.
Nove veículos são recolhidos em operação Balada Segura neste final de semana
Nove banheiros químicos (quatro femininos, quatro masculinos e um para pessoas com deficiência) foram disponibilizados para os estudantes.
A Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, por meio da Superintendência de Fiscalização, fez vistorias em bares das proximidades. A intenção é que os estabelecimentos cumpram os horários de fechamento previstos e coíbam a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
PODCAST: o automobilismo ainda é uma paixão nacional?
As ações vão acontecer em todas as noites desta semana. O pico de estudantes é esperado para terça e quarta-feira, quando o clima deverá estar mais quente. Em edições anteriores, a confraternização na Praça do Brahma chegou a reunir cerca de 12 mil pessoas.